Coordenador : Claudio Alessandro Massamitsu Sakamoto
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 394576.2206.318589.02052023
Departamento/Setor: MSV
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Médicos Veterinários Proprietários de animais Zoológicos Centros de Reabilitação Estudantes de graduação e pós-graduação Profissionais de ensino e pesquisa Órgão públicos de saúde e controle de zoonoses.
Local de atuação: Departamento de Saúde Coletiva Veterinária e Saúde Pública/ Faculdade de Veterinária / UFF / Niteroi-RJ. Rua Vital Brasil Filho, 64 - Vital Brasil Niterói/RJ - CEP: 24230-340
Objetivo
1)Fornecer serviço de diagnóstico parasitológico para Médicos Veterinários atuantes em consultórios, clínicas, hospitais, centros de triagem, zoológicos e outros. 2)Fornecer dados epidemiológicos a órgãos oficiais sobre a ocorrência de parasitoses em animais, visando apoio às ações de controle e profilaxia.
Resumo
A equipe responsável pelo projeto possui ampla experiência na área de diagnóstico parasitológico e de procedimentos laboratoriais compatíveis com a rotina de atividades propostas. No entanto, contaremos com professores, pesquisadores e técnicos especialistas de diversas áreas de conhecimento, que atuam no Departamento de Saúde Coletiva e Saúde Pública Veterinária, onde está lotado este laboratório. Devido ao laboratório possuir uma função pedagógica junto às disciplinas de graduação e pós-graduação, há constantemente a preocupação com a participação de estudantes, professores e pesquisadores nas atividades desenvolvidas. Para as atividades, o laboratório desenvolve ações para auxilliar entidades de criação de animais como zooloógicos, ONGs de proteção e acolhimento de animais, órgãos públicos de saúde e vigilância epidemiológica de doenças e zoonoses, clínicas e hospitais veterinários, propriedades de produção animal, entre outros. Os resultados obtidos com a rotina de diagnóstico será importante para auxiliar condutas profissionais de controle parasitário, inclusive campanhas de saúde pública, e programas específicos de sanidade animal.